A Gestão Societária consiste numa iniciativa multifacetada, que visa organizar os interesses dos sócios e o impacto disso na trama da empresa e nos negócios. Essa gestão visa, portanto, o bom gerenciamento legal dos aspectos documentais da empresa, dos compromissos assumidos, das obrigações determinadas e assim por diante.
Uma gestão societária completa envolve elementos jurídicos, contábeis e financeiros, devendo ser iniciado antes mesmo da abertura da empresa, a fim de garantir que as bases da marca se sustentem em definições claras. Leia o presente artigo Pavanello e compreenda melhor como funciona.
No que consiste a gestão societária?
Numa sociedade, os movimentos da empresa acabam afetando diversas partes móveis a uma só vez. Quer seja com os novos aportes, as transferências de ações, os conselhos deliberativos e fiscais – tudo implica nos sócios, e portanto, exige uma boa gestão societária.
Abaixo desse conjunto de práticas existem diversas atividades, por exemplo:
- Abertura e manutenção dos Livros Societários;
- Controle dos mandatos de diretores e conselheiros da sociedade;
- Convocação organizada de assembleias e reuniões de conselho;
- Emissão de certificados digitais;
- Levantamento frequente de débitos e sua regularização;
- Planejamento empresarial e Societário;
- Registro de operações societárias de emissões, recompras, conversões, transferências, desdobramentos e outras movimentações de ações;
- Devida análise tributária e organização interna;
- Auxílio na formalização da companhia, encerramento de atividades e boa manutenção das obrigações perante a lei.
Por que a gestão societária é tão importante?
Garantindo transparência a respeito dos atos e eventos que acontecem internamente, a gestão societária é elemento indispensável dentro dos ditames da governança empresarial. Ajudando a empresa a obter investimento externo, a boa gestão de sociedade mostra compromisso da empresa com as pessoas interessadas em seu desenvolvimento.
Dessa forma, por meio dessa abertura, ao se colocar num local de plena visibilidade e transparência, a empresa também mitiga falhas ao revistar constantemente dados internos, ajustar movimentações e ser plenamente consciente dos próximos passos.
Por isso, negligenciar a gestão societária e seus ditames pode resultar numa maior dificuldade em angariar recursos de bancos ou pessoas investidoras, ocasionar perda de prazos de obrigações contábeis, gerar inconformidades legais internas, entre outros deslizes evitáveis.
A gestão societária nos dias atuais
Atualmente, a gestão societária passou a ser muito mais eficiente, prática e célere. Por conta do advento dos softwares de gestão, estes que podem ser adaptados aos mais diversos e diferentes contextos, é possível fazer uma automatização de grande parte dos elementos de gestão acima listados.
Dessa forma, serviços terceirizados de gestão societária passaram a ser mais acessíveis. Para garantir que sua empresa conte com uma boa assessoria, capaz de guiar sua gestão, busque equipes capazes de unir a especialização teórica com a habilidade prática.
Uma boa maneira de identificar assessorias assim é por meio de uma conversa, onde seja capaz de tirar suas dúvidas acerca das soluções oferecidas, tecnologias usadas, experiências prévias e mais.
A Pavanello pode ajudar sua sociedade
Converse com a Pavanello e entenda melhor o que a equipe pode oferecer à sua empresa.