As normas da ANVISA cobrem diversas frentes, e são elas que garantirão que o negócio será capaz de proteger consumidores de riscos e fomentar as práticas de saúde alimentar dentro de restaurantes.
É essencial que proprietários de negócios do ramo de alimentos sejam conhecedores das normas da ANVISA. Para explicar melhor as informações acerca dos requisitos que os restaurantes devem cumprir, leia o artigo a seguir.
As normas da ANVISA que você precisa conhecer
Pode-se encontrar um bom resumo das normas da ANVISA que se aplicam a restaurantes na NR-24. Vindo do Ministério do Trabalho e Emprego, ela estabelece diversas condições sanitárias que é preciso aplicar nos locais de trabalho.
A ANVISA, além de fazer uso de suas próprias regras, também fiscaliza com atenção os ditames desta NR-24. Algumas das principais normas da ANVISA que seu restaurante deve cumprir são:
- Garantia da higiene do local e de utensílios: É preciso estabelecer métodos de higienização do local e dos utensílios. Estes processos devem fazer parte da cultura rotineira do restaurante. Dessa forma, garantem que o ambiente estará sempre higienizado, assim como o local de preparo dos alimentos, evitando o contato com contaminantes em superfícies.
- Treinamento de pessoal: É preciso treinar seus profissionais com relação aos contaminantes de alimentos, às técnicas de manipulação de alimentos, e como evitar a transmissão de doenças por meio de alimentos. Além disso, descartar resíduos usando a metodologia correta é obrigação do restaurante. Assim, a ANVISA pede que exista ao menos um profissional capacitado para lidar perfeitamente com todos os itens desta lista.
- Devido armazenamento de alimentos: É preciso fazer acondicionamento dos alimentos perecíveis forma correta, além de documentar suas validades. Isso tudo para evitar que alimentos podres ou muito próximos à validade sejam servidos a consumidores.
- Devido manejo de resíduos: Resíduos devem ser descartados de forma inteligente, para evitar problemas higiênicos. Além disso, também reduz o problema das pragas.
- Controle de pragas: De acordo com as normas da ANVISA, o controle de pragas deve ser contínuo, já que o restaurante está constantemente produzindo e descartando alimentos, algo que atrai pragas. Por isso, seu restaurante deverá contar com procedimentos rigorosos de controle de pragas.
- Documentação em dia: Desde o alvará de funcionamento, expedido pela prefeitura, até aquele expedido pela Vigilância Sanitária do Município, devida emissão do CNPJ, coleta de notas fiscais de fornecedores de equipamentos e alimentos e assim por diante.
Conforme a lista acima mostra, existem diversos são os requisitos relacionados à boa manutenção de um restaurante e sua plena concordância com os ditames da ANVISA.
Mantenha-se em dia com a ajuda da Pavanello
Deseja garantir que seu restaurante estará condizente com as normas da ANVISA? Converse agora mesmo com a Pavanello e tire suas dúvidas acerca das soluções da equipe de especialistas. Confira nosso site e saiba mais sobre nossos serviços!