Passo a passo para abrir um e-commerce

abrir um e-commerce

Abrir um e-commerce não é uma tarefa fácil. Apesar das inúmeras oportunidades no mundo virtual, o processo exige estratégias bem definidas para alcançar o sucesso.

Sem um planejamento adequado, o empreendedor corre o risco de abrir um negócio que não atrai clientes e não gera faturamento. Continue lendo este artigo a fim de conhecer os principais passos estratégicos para criar um e-commerce de sucesso. Confira!

Aprenda a abrir um e-commerce

Ainda que a ideia de abrir um e-commerce soe muito mais prática que a abertura de um negócio físico, muitos passos são comuns entre os dois. Isso é verdadeiro principalmente se você deseja que sua marca online bem-sucedida.

Confira, em seguida, um passo a passo completo e detalhado para a abertura de um e-commerce:

1. Bom planejamento prévio

    Um plano de negócios para e-commerce deve considerar todos os aspectos relacionados à futura atuação da empresa. É essencial estudar as características do mercado consumidor para orientar as estratégias de marketing e projetar as operações internas para decisões futuras. Portanto, antes de abrir um e-commerce, invista tempo no plano de negócios. Então, trate-o como a planta ou a maquete da empresa.

    2. Escolha de uma plataforma de e-commerce e de pagamentos

      Ao abrir um e-commerce, é preciso escolher a plataforma de vendas, conhecida como “marketplace”, que melhor atenda as necessidades do negócio. Além disso, escolha cuidadosamente a empresa responsável pelas transações financeiras. Essas decisões impactam diretamente a estabilidade do e-commerce e a confiança dos consumidores.

      3. Curadoria de produtos

        Com base no plano de negócios, faça uma curadoria cuidadosa dos produtos que refletirá o posicionamento da sua marca no mercado. Essa etapa é essencial, com o intuito de estabelecer a identidade do e-commerce e atrair o público-alvo.

        4. Elaborar estratégias de marketing

          Ao abrir um e-commerce, você passará a lidar com a constante necessidade de investir em marketing a fim de manter a marca em relevância, trazendo novos consumidores e garantindo o faturamento. Para mais informações, leia este artigo Sebrae e saiba mais sobre inbound e outbound marketing.

          5. Estruturação da operação de logística

            A logística é um dos pilares do e-commerce, envolvendo o recebimento, armazenamento e envio de produtos. Por isso, estabeleça parcerias confiáveis com transportadoras e, além disso, invista em boas plataformas que facilitem o acompanhamento de envios e rastreamentos.

            Busque uma assessoria contábil para abrir um e-commerce

            Contar com o apoio de profissionais de uma assessoria contábil facilitará imensamente o processo de abertura de seu e-commerce. Com direcionamentos especializados, você pode obter ajuda para traçar um planejamento muito bem estruturado.

            Além disso, uma equipe contábil poderá orientar, facilitar e agilizar todos os processos burocráticos de uma abertura de empresa:

            • Cadastro no site da Receita Federal;
            • Preenchimento de fichas cadastrais;
            • Escolha de modalidade empresarial;
            • Escolha do regime tributário;
            • Reunião de documentos;

            A Pavanello oferece o serviço de Gestão Contábil completa

            Abrir um e-commerce é um passo importante na carreira de um empreendedor. Favorecendo o acesso a diversas oportunidades de vendas e crescimento, investir em uma assessoria capacitada é uma forma de otimizar as chances de sucesso no mundo virtual.

            Por isso, conheça a Pavanello Assessoria e conte com os nossos serviços para abrir sua empresa de maneira correta e fluida.

            Entre em contato conosco e abra já o seu e-commerce!