Como cobrar honorários médicos?

Estruturar um método de como cobrar honorários médicos é ideal para a manutenção da saúde financeira de clínicas. Entenda.

A precificação de serviços de saúde causa bastante dúvida, mesmo em pessoas da área. Por isso, os honorários médicos precisam ficar bem definidos para garantir a lucratividade e manter a competitividade com outras clínicas, assim como garantir acessibilidade ao público que precisa de atendimentos da saúde.

Equilibrar tudo isso pode ser desafiador, mas para definir os valores que sua clínica vai praticar, confira o presente artigo Pavanello, e se tiver dúvidas a respeito, converse com a equipe após a leitura.

Principais diretrizes para definição de honorários médicos

Alguns passos são importantes na hora de definir corretamente uma definição de honorários segura para médicos. Para isso, é preciso levar em consideração precauções, que garantem que os honorários médicos estabelecidos garantirão o bom funcionamento da marca, assim como entender se trarão lucratividade, eficiência e competitividade. Confira o passo a passo:

Estruturação de preços

Coloque em uma planilha quais serviços sua clínica oferece: exames, procedimentos, consultas e mais, assim como qual o público alvo dos atendimentos. Assim, você conseguirá estruturar melhor os preços levando em consideração seu tempo e material, mas também o bolso de quem irá consumi-los. Entenda quais deles possuem maior custo, quais têm maior valor agregado e podem ter maior margem de lucro, quais deles terão cobertura de planos de saúde, e mais.

Estudo da cobertura de seguros

Antes de definir claramente seus preços, compreenda também os que contarão com cobertura de plano de saúde, caso atenda pacientes de seguradoras. É necessário coordenar com os planos de saúde quais práticas de reembolso vão seguir, quais os valores repassados e outros pontos que implicam no faturamento de seu negócio.

Conhecimento completo dos custos de honorários médicos

Uma vez que todos os detalhes dos serviços prestados e dos valores pagos pelos planos de saúde são compreendidos e avaliados, estruture seus preços base. Leve em conta não somente a quantia necessária para manter a clínica em dia com suas responsabilidades, mas também almejando criar uma poupança.

Análise de mercado

É importante também compreender os valores praticados no mercado regional, até mesmo nacional, a fim de ter uma ideia mais clara de quanto é possível cobrar pelos serviços oferecidos.

Detalhamento de faturas

Em caso de consultas ou prestação de serviços particulares, garanta que as faturas sejam transparentes e detalhadas. Dessa forma, esclarecendo e comunicando ao paciente sobre a quantidade paga e de onde a quantia veio.

Auxílio contábil especializado

Por fim, não se pode abrir mão do auxílio contábil e financeiro, pois ele faz toda a diferença na gestão financeira de sua clínica. Além de garantir a saúde contábil no decorrer do tempo.

Uma vez que o passo a passo acima fique claro, é possível cobrar honorários médicos justos, definindo valores de forma estratégica e garantindo a lucratividade da empreitada.

Converse com a Pavanello sobre honorários médicos

As soluções Pavanello se encaixam perfeitamente no seu negócio. Caso a sua clínica esteja precisando de uma assessoria contábil completa, fale com a equipe Pavanello. Capaz de auxiliar na melhor estruturação, compreensão dos custos, planejamento financeiro e fiscal, e outros. Não hesite em conferir também o blog da marca, a fim de ter contato com mais artigos como este que acabara de ler.