Cisão de empresas: como funciona

cisão de empresas

A cisão de empresas ocorre por diversos motivos. Ela consiste na transferência de patrimônio de um negócio para outras sociedades, extinguindo a empresa anterior. Ou seja, a cisão de empresas geralmente ocorre quando uma empresa, por meio de seus gestores, decide dividir-se. Essa divisão pode ser com a finalidade de separar braços da marca que são dedicados a mercados específicos, ou qualquer outra estratégia empresarial.

No decorrer deste artigo Pavanello você compreende melhor como ocorre a operação de cisão de empresas, como funciona esse processo e quais cuidados é preciso tomar para garantir o sucesso dessa empreitada. 

Como funciona a cisão de empresas?

A cisão de empresas consiste num processo bem específico, que inicia-se com a aprovação de acionistas das empresas envolvidas no processo, assim como a devida atenção às regras da legislação local. Confira abaixo algumas regras a respeito do processo de cisão e pense em como pode aplicá-las ao contexto da sua empresa.

  1. Análise da empresa e da situação: A primeira etapa é analítica, na qual os sócios e administradores devem analisar o contexto interno e externo à organização, a fim de entender se o momento é propício para a cisão;
  2. Planejamento: Uma vez comprovada a viabilidade da proposta, é necessário planejar a operação. No que concerne à cisão de empresas, a assessoria de especialistas contábeis e financeiros é essencial para garantir o sucesso do processo;
  3. Auditorias e avaliações: A auditoria interna é indispensável para obter um diagnóstico claro de toda a estrutura da empresa que passará pela cisão;
  4. Elaboração documental: Uma vez mapeado todo o contexto interno e com o planejamento em mãos, é hora de elaborar os documentos necessários para a cisão. Assim como documentos associados à incorporação (caso haja), ou de abertura de empresas;
  5. Protocolar pedidos de autorizações estatais: Paralelamente à elaboração documental, os pedidos de autorizações para prosseguir com a cisão devem ser obtidos;
  6. Arquivamento na Junta Comercial e publicação de documentos de cisão: Uma vez que todos os sócios estejam de acordo com a cisão, com os documentos em mãos e devidamente legalizados e ajuizados, é possível arquivar na Junta Comercial as informações da empresa que passou pela cisão, e assim, publicar os documentos da Cisão;
  7. Alterações de contrato: Agora que uma nova empresa herda bens e contratos da anterior, é necessário realizar a alteração de acordos anteriores, ou mesmo celebrar novos, a fim de garantir a manutenção do funcionamento do negócio.

Conte com a Pavanello na sua cisão de empresas

Os 7 pontos acima descritos são um resumo simples de tudo o que é necessário para realizar a devida cisão de empresas. Caso você deseje realizar esse procedimento em seu negócio, ou se quer tirar dúvidas, converse com a equipe Pavanello agora mesmo.