Uma holding familiar funciona promovendo a criação de diversas estruturas que controlam a empresa, seus ativos, e futuras movimentações financeiras. Dessa forma, é por meio dela que se garante melhor estruturação, gestão e proteção do patrimônio da empresa de uma família específica.
Esse modelo também promove maior segurança patrimonial enquanto garante que os bens da empresa sejam centralizados. Hoje, a Pavanello, ajuda você a compreender melhor como funciona essa estrutura jurídica.
Como funciona a Holding Familiar?
Confira abaixo os principais elementos que compõem uma holding familiar e garantem seu funcionamento ideal.
Gestão de Negócios
Um ponto importante para o qual a holding familiar oferece ajuda é a gestão dos negócios, centralizando a gestão direta de empresas subsidiárias, e assim também em alguns casos organizando a contratação de profissionais e distribuindo entes familiares ou pessoas próximas em cargos de confiança nas empresas controladas pela holding.
Controle de propriedade
Holdings familiares também agem como um hub ou uma base única que centraliza propriedades e as administra da melhor forma possível, assim conferindo e elencando as participações em diferentes empresas e gerindo de forma estratégica e inteligente.
Planejamento sucessório
Além dos pontos anteriores, a holding familiar é essencial para facilitar o planejamento sucessório. Ela auxilia principalmente no processo judicial, mas, além disso, também ajuda na transferência de participações acionárias de forma gradual, reduzindo a incidência de taxas e preparando sucessores. Esse processo pode ser demorar, então deixar que uma holding cuide disso é recomendável.
Busca por benefícios fiscais
Ao observar todas as propriedades da sua holding, gestores podem buscar benefícios fiscais ao melhor estruturar a holding. Assim, podem encontrar tratamentos tributários favoráveis, que contam com redução de impostos de maneira legal e, portanto, aumentam a lucratividade.
Diversificação de ativos
Como uma forma de gestão de negócios e proteção de ativos, a holding familiar também se encarrega de diversificar investimentos, promovendo menores participações em diversas áreas e assim, reduzindo riscos e otimizando a estabilidade dos lucros.
Governança Familiar
Uma holding familiar também estabelece políticas claras de governança familiar, ou seja, inclui regras para entrada de novos membros, mediando possíveis atritos entre membros e definindo estratégias de longo prazo para pessoas e marcas.
Proteção de ativos para holding familiar
Uma holding familiar tem por objetivo final proteger os negócios familiares contra responsabilizações legais, separar ativos em diferentes empresas e proteger o patrimônio da família de forma estratégica contra possíveis litígios ou falências. Por isso, [e possível isolar riscos específicos que a empresa corre.
Para conduzir o projeto e lidar com esse modelo, é recomendado o contato com profissionais especializados. Busque uma assessoria contábil com especialização na área de gestão financeira para garantir melhores direcionamentos.
A Pavanello ao seu lado na gestão de holding familiar
A Pavanello tem quase 60 anos de experiência ampliando e otimizando o funcionamento de empresas como a sua. Converse conosco e entenda mais detalhes!
Através de processos ágeis e resultados seguros, a Pavanello é a escolha certa para empresas familiares que desejam segurança e eficiência. Visite também nosso blog Pavanello, para mais artigos informativos como este.