A renovação de certificado digital é algo que confunde diversas pessoas empreendedoras. Com prazo de validade, os certificados digitais precisam de renovação para manter sua usabilidade. Neste artigo, explicamos melhor como ocorre esse processo.
Importante para assinar documentos com validade jurídica, assim como garantir que as transações virtuais sejam conduzidas de forma segura, realizar a renovação de certificado digital e manter essa ferramenta sempre disponível é um investimento para a saúde do negócio.
Precisa fazer renovação de certificado digital? Como?
A resposta é, sim, toda empresa precisa realizar a renovação de certificado digital. Quando vence e tem sua usabilidade expirada, o usuário do certificado perde acesso a todas as funcionalidades de autenticação da ferramenta.
Dessa forma, a prática ideal de renovação de certificado digital é aquela que prevê sua necessidade, evitando que a empresa fique sem acesso aos seus sistemas. Por isso, o recomendável é solicitar o processo de renovação 30 dias antes do vencimento. Assim, há tempo suficiente para resolver qualquer questão documental que possa surgir.
Passo a passo para realizar a renovação de certificado digital
- Contato com a autoridade certificadora: Terá responsabilidade para renovar seu certificado digital com a mesma autoridade certificadora que a emitiu. A solicitação exige um contato cara a cara, quer seja por via digital (chamada de vídeo), ou presencialmente, similar ao processo de emissão do certificado.
- Reunião e apresentação de documentos necessários: Quer seja seu certificado digital de pessoa física ou pessoa jurídica, em ambos os casos existe uma lista de documentos essenciais para a renovação. Para pessoa física, caso o certificado seja usado para o canal Conectividade Social, da Caixa Econômica, é necessário anexar comprovante de inscrição do PIS, CEI ou CAEPF;
- Emissão do certificado digital: Por fim, emita o certificado digital junto à autoridade que contratara. Geralmente o prazo para renovação é de dois dias úteis. Portanto, leve isso em consideração ao iniciar o processo.
Portanto, a escolha de uma autoridade autenticadora é algo importante, já que a relação firmada com a empresa perdurará por todo o tempo de validade do certificado digital e sua manutenção. Dessa forma, é importante entender que é indispensável escolher bem todas as marcas que prestam serviços à sua empresa.
Converse com a Pavanello e saiba mais como ela pode lhe ajudar
A Pavanello conta com uma série de soluções para empresas como a sua, que desejam prosperar e estar sempre em dia com as responsabilidades administrativas. A Pavanello e seus especialistas podem lhe acompanhar desde já com gestão societária, gestão contábil, gestão fiscal e gestão de recursos humanos, entre outros serviços. Convide a equipe para uma conversa agora mesmo e entenda melhor como otimizar o funcionamento de sua empresa de forma legal e moderna.