Como fazer a demonstração de fluxo de caixa

demonstração de fluxo de caixa

A Demonstração de Fluxo de Caixa é um dos principais relatórios contábeis que uma empresa produz. Através dele, a gestão é capaz de entender mais a respeito das entradas e saídas de caixa dentro de determinado período. Por meio da observação desses dados, é possível saber mais sobre a situação financeira de uma empresa.

Ao comparar a demonstração de fluxo de caixa de um período e outro, é possível perceber também tendências de desempenho. Assim, pode-se identificar antecipadamente se a empresa está trilhando um caminho de melhora ou piora. Continue lendo este artigo a fim de saber como fazer essa importante demonstração.

Como fazer Demonstração de Fluxo de Caixa?

É preciso tomar alguns cuidados para fazer uma demonstração de fluxo de caixa que realmente seja útil para seu negócio. Confira, em seguida, os cinco passos que ajudarão sua empresa a fazer uma demonstração plenamente funcional:

  1. Documentação precisa e coleta de dados: Não há como fazer demonstração de fluxo de caixa sem uma base de informações, o que exige uma boa coleta de dados, gestão de documentação com segurança e, preferencialmente, automatizada;
  2. Definição do tipo de Demonstração de Fluxo de Caixa ideal: Existem dois métodos para a demonstração de fluxo de caixa. Primeiramente, há o método direto, com informações detalhadas sobre entradas e saídas. Por fim, há o método indireto, que é fruto do cálculo do lucro líquido e posteriores ajustes refletidos no fluxo de caixa;
  3. Classificação das movimentações da empresa: Uma vez que os dados estejam em mãos e que escolheu-se o tipo de demonstração de fluxo de caixa, é hora de classificar as movimentações. Aqui, separam-se os custos operacionais dos valores relacionados a financiamentos ou investimentos;
  4. Refinamento das informações coletadas: Somente depois de classificar corretamente todas as movimentações financeiras, é possível partir para o refinamento dos dados. Neste passo, aplicam-se os cálculos associados ao tipo de demonstração de fluxo de caixa escolhido;
  5. Estruturação da Demonstração de Fluxo de Caixa: Por fim, vem o momento de conclusão do documento. Ele deverá então ser apresentado com uma interpretação dos dados encontrados, oferecendo um diagnóstico claro do estado atual do desempenho financeiro.

Para que o processo corra de forma ideal, é importante contar com uma assessoria especializada capaz de guiar a caracterização das movimentações financeiras, o refinamento de dados e a interpretação dos valores.

A escolha de uma assessoria contábil deverá levar em consideração a expertise da equipe, os serviços oferecidos e demais detalhes relevantes para a sua empresa.

Converse com a Pavanello e tenha acesso a uma equipe capacitada

Entre em contato com a Pavanello Assessoria e trabalhe com uma equipe com quase 60 anos de experiência contábil. Por meio de sua longa tradição, a Pavanello garante processos ágeis e resultados seguros, algo indispensável quando se fala na demonstração de fluxo de caixa.

Tire suas dúvidas a respeito dos serviços que oferecemos.

Não deixe de conferir também o blog Pavanello para ter contato com outros artigos como este.