Abrir uma empresa sustentável, ou dar o selo verde para uma marca já conhecida se tornou algo cada vez mais comum no Brasil e no mundo. O caos climático que preocupa a humanidade é um dos motivos para esse crescimento no interesse pela sustentabilidade. Isso, junto da necessidade de rever os conceitos que regem grande parte das empresas no planeta.
Uma empresa sustentável nos dias atuais também é uma empresa eficiente, que reduz custos e desperdícios e garante uma otimização completa de seus serviços. Dessa forma, unindo conceitos de redução, revisão e humanização do capitalismo, empresas têm passado a carregar mais uma missão: reduzir impactos negativos na sociedade e na Terra, garantindo um futuro melhor para todos.
No que consiste uma empresa sustentável?
Como toda e qualquer palavra que ganha tração, a sustentabilidade pode ter diversas interpretações. Desde a redução da pegada de carbono, zerar poluição nos rios e lençóis freáticos, investir em proteção de espécies em perigo, entre outras iniciativas.
Assim, tornar-se uma empresa sustentável vem associado a diversos benefícios, como uma imagem melhor trabalhada perante o público consumidor e maior respeito por parte de pessoas investidoras e colaboradoras, Além disso, vem também a certeza de estar trabalhando em prol de um melhor futuro para a humanidade.
Podendo estar associadas a práticas sustentáveis de diversos tipos, empresas sustentáveis costumam:
Investir em energias renováveis
O investimento em energias renováveis, desde que bem pensado, pode ajudar sua marca a diminuir o impacto negativo no meio ambiente. Mas, esse investimento precisa de estudo, já que a matriz energética brasileira já é majoritariamente renovável.
Reduzir desperdícios
Quer seja com processos não necessariamente otimizados ou mesmo com itens perecíveis mal acondicionados. Independente do motivo, a redução de desperdícios numa empresa a torna mais sustentável e mais econômica.
Otimizar processos internos
Seguindo o mesmo princípio do ponto anterior, uma empresa sustentável evita gastar energia em atividades dispensáveis ou repetitivas, seja ela energia de pessoal ou elétrica.
Direcionar dejetos e subprodutos de forma correta
Dar um destino correto para o lixo da empresa é fundamental para um negócio sustentável e que tenha cuidado com a natureza. Dessa forma, tudo aquilo que é reciclável deverá ser destinado a este fim.
Realizar doações para grupos e ONGs
Quando viável para as contas da empresa sustentável, investir em parcerias com ONGs que trabalham com o meio ambiente, ou mesmo realizar doações para elas, ajuda a melhorar o impacto positivo do negócio no mundo.
Dessa forma, se você tem interesse em tornar seu negócio numa empresa sustentável, comece essa iniciativa com consciência de todas as suas capacidades financeiras. Por isso, uma boa forma de obter essas informações é através de um estudo aprofundado dos indicadores financeiros de sua empresa, tomando decisões estratégicas melhor fundamentadas.
A Pavanello com a sua empresa sustentável
A Pavanello conta com uma longa tradição de auxílio a empresas dos mais diversos recortes, dessa forma, adaptando suas soluções para suprir as necessidades de cada negócio. Converse agora mesmo com os especialistas da Pavanello e entenda como a equipe pode lhe ajudar.